Informática Básica Já! (coluna JBFoco)

Informática básica já!

Outro dia, entrevistando uma candidata ela me contou que já trabalhou em determinada de nossa comarca onde tinha computador mas que só usavam para jogar paciência. Paciência, fazer o quê? Se na maioria das vezes nem o proprietário sabe o mínimo de informática, como cobrar de colaboradores a utilização da informática para alavancar o negócio? E nas pequenas cidades a maior parte das empresas dão pouca importância ao treinamento ou reciclagem de seus colaboradores. Não basta comprar computador, tem que saber usar.
Fiz uma lista de atividades que podem alavancar tanto o seu emprego quanto a empresa – se você e seu patrão souberem usar a informática básica. Compõe-se do uso de um mínimo de programas que, se utilizados, resolvem 99% dos assuntos em sua empresa. Tais programas são: um navegador de internet, um programa de envio de e-mails, um editor de textos, um programa de cálculos e tabelas – também conhecidas como planilhas, um programa de apresentações e, com um pouquinho de luxo, um programa básico de fazer página na internet.
Se você é empregado, imagine se você tiver a proatividade e apresentar estas novidades ao seu patrão?

Aplicações práticas

O que estes programas podem fazer por sua empresa? Falo tanto ao empregado quanto ao patrão, que não utilizam todo o potencial que podem da informática básica:

Controle de Clientes – Crie um Cadastro de Clientes. Inclua seus hábitos de consumo, freqüência com que visitam a empresa, idade, sexo, numero de pessoas que habitam o lar, preferências, principais necessidades. Para fazer isto, você pode usar o programa que faz as tabelas. E para que serve um cadastro de clientes? Vamos responder abaixo.

Marketing – Usando o cadastro de clientes, envie e-mails com novidades, em data de aniversário, convidando para irem a sua empresa. Faça um pós-venda com o telemarketing, prepare etiquetas e cartas, mantenha mais próxima a relação do cliente com a empresa. Para isto, utilize o programa de e-mails, o editor de textos e o programa que você criou o cadastro de clientes. As aplicações são várias.

Finanças – Faça um fluxo de caixa, para saber quanto entra e quanto sai da sua empresa. Faça tabela de preços, controle de estoque, tudo informatizado. Se a sua empresa deu lucro, você sabe? Faça um pequeno balancete e fique sabendo já! Não precisa mais do que um editor de planilhas.

Vendas – As aplicações são várias. Além de estreitar o relacionamento com seus clientes, também é possível criar cartazes e folhetos, anunciando as promoções dentro do estabelecimento. Também, com um programa de apresentações, você pode fazer uma apresentação de determinado produto para enviar por e-mail ou apresentar no próprio computador, incluindo efeitos especiais, som e movimento. Faça orçamentos que vendem. Faça cotações de preço padronizadas. Gere mais lucro para a empresa usando estas simples técnicas.

Imagem da empresa – Já imaginou sua pequena empresa tendo identidade visual? Desde a fachada até o cartão de visita, avisos, papel de carta, tudo com a logomarca, o mesmo padrão de cores? Isto é possível com o uso do editor de textos e uma ferramenta simples onde você pode desenvolver a sua logomarca e padronizar tudo.

Controle de colaboradores – Largue aquele caderninho! Faça controle de comissões, folha de ponto, regulamentos e normas internas. As aplicações com o uso da informática básica não tem limites.

Internet – Sua empresa já vende pela internet? O catalogo de produtos está disponível? Ainda não tem site? Não tem blog? Você só usa a internet para brincar? Pois fique sabendo que com um simples editor de páginas para internet, a empresa pode alavancar seus negócios de forma mundial. Crie a página da sua empresa na internet, interaja com seus consumidores, crie um canal de comunicação e de vendas. Você vai se surpreender, com o retorno.

Isto é o mínimo da informática básica que toda pessoa que trabalha ou almeja trabalhar na área administrativa ou gerencial deveria saber. E todo patrão também.
Mas se na sua empresa só usam o computador para jogar paciência, paciência; tem gente aí usando pra conquistar emprego e gerar lucro. Pense nisso!

-o0o-

Deixe seu Comentário!

Comentários