Serei Contratado! (artigo)

Serei contratado!

“Façamos o bem ao maior número possível de pessoas.” (Taniguchi)

O mercado está jogando emprego fora! Parece manchete de jornal mas é exatamente isso que está acontecendo. Os níveis de emprego formal estão aumentando cada vez mais. Só em julho deste ano foram contratadas 203 mil pessoas de carteira assinada, número 60 vezes maior que o do ano passado. Imagine, então se as empresas não estivessem reclamando da falta de qualificação dos candidatos? E tem mais, as empresas estão cada vez oferecendo mais treinamento e mais benefícios para reter os melhores talentos.

Ter “espírito de liderança” é uma das qualidades mais buscadas entre os profissionais. Ser proativo – não esperar mandarem agir para fazer algo – também é detectado logo nas entrevistas. E mesmo com essas mais de 200 mil contratações mensais, ainda ficam muitas vagas ociosas. Para que você seja mais um desses contratados, aqui vão umas dicas fundamentais para seu sucesso e carteira assinada:

0) Aja

Esse é o “marco zero” na sua busca. Agir. Nada vai mudar se você ficar em casa só lamentando-se porque não encontrou o “emprego dos seus sonhos”. Enquanto não vem o emprego dos seus sonhos, que tal ir procurando outro, mais próximo da sua realidade? Mas aja, não fique parado. Não fique esperando aquela vaga que o primo do meu primo ficou de ver lá na empresa da cunhada dele para você.

1) Informe-se

Para agir, você precisa de informação. Busque nos jornais, na internet e em conversas, quais as maiores oportunidades profissionais que estão sendo oferecidas na região onde você se propõe a trabalhar. Digo propõe porque você pode sair em busca de oportunidades em outro local que não o seu bairro, a sua cidade ou até mesmo o seu estado ou o seu país. Descubra quais mercados estão mais promissores e claro, suas habilidades para concorrer a tais vagas.

2) Prepare-se

Sim, você deve se preparar. Não só profissionalmente – manter-se sempre participando de cursos e palestras, fazendo novos relacionamentos – mas também preparando-se para participar de entrevistas, como preparar o seu currículo de forma eficaz, tendo mais assertividade nas suas apresentações aos entrevistadores e nas dinâmicas de grupo. Como se preparar? Mais uma vez, pesquise materiais, leia artigos, treine em casa. Na preparação também conta a sua aparência pessoal.

A melhor forma de apresentar-se para uma entrevista é ir vestido como se fosse ao seu primeiro dia de trabalho. Se quer trabalhar em áreas administrativas de escritório, vá de camisa social. Se for vendedor ou vendedora de loja feminina, vá com roupas parecidas com as roupas que irá vender. Se possível, faça um curso de oratória para perder a inibição e ter mais confiança em si. A confiança é fundamental. O entrevistador está querendo resolver um problema seu (dele) e não o seu. Você deve ser o solucionador de problema. Evite a cara de coitadinho, mostre sorriso no rosto e aperto de mão firme.

3) Recicle-se

Tem tempo que não faz um curso em sua área? A hora é agora de reciclar-se. Se não tem como investir nesse curso agora, participe de seminários gratuitos, palestras, cursos virtuais, leia sobre sua profissão. Enfim, mantenha-se atualizado na sua área.

4) Adapte-se

Você é motorista mas não está conseguindo emprego na sua área? Que tal aprender uma nova profissão? A melhor profissão é aquela que fazemos com vontade, com entusiasmo. Nós somos capazes de nos adaptarmos facilmente às novas aprendizagens. Segundo as estatísticas, as pessoas têm, em média, sete profissões no decorrer da vida. Eu já fui garçonete de boteco, varri salão de beleza e até entreguei cartas na comunidade onde morava quando era adolescente. O mais importante é não ficar parado. Busque novas formas de fazer, novos fazeres e sua vida vai acontecendo, e pra melhor.

5) Ofereça-se

Divulgue pra todos que está em busca de uma colocação, prepare o currículo e envie pela internet, vá às agencias de emprego. Mas enquanto não está encontrando nada, que tal dividir seu tempo e fazer um trabalho voluntário? Muita gente conseguiu emprego quando estava doando-se e fazendo algo pelo próximo.

6) Agarre as oportunidades

No ano passado eu assistia a um curso, como aluna e, na conversa com o Instrutor, disse que também ministrava treinamentos. Esse instrutor indicou-me para uma grande entidade para a qual ministro treinamentos até hoje. Devemos estar atentos às oportunidades; elas aparecem onde menos esperamos. Mas fique de antena ligada e esteja disponível.

7) Motive-se

Nada disso acontecerá se você achar que não vai dar certo. Busque aí dentro de si as respostas para seu atual estágio de vida. Busque aí dentro também os motivos pelos quais você merece ser feliz. O trabalho é o grande alinhavo de todas as nossas outras conquistas. Quando trabalhamos também estamos beneficiando outras pessoas com esse trabalho. Acorde todos os dias pensando que esse será o dia mais feliz da sua vida, pois não há outro a viver, só o de hoje. Vai dar certo. Mas depende, primeiro, de você acreditar nisso. E agir.

Abraços, sucesso e fique com Deus!

Zenaide Carvalho
Escritora, Consultora e Palestrante
www.zenaidecarvalho.com.br

Deixe seu Comentário!

Comentários