Ambiente de Testes do eSocial é prorrogado para MARÇO/2016

Atualizando o POST em 14/04/2017: O novo prazo para o ambiente de testes é JULHO/2017

Na semana passada, mais precisamente dia 15/10/2015, tive a oportunidade de mediar as palestras da R.F.B. e M.T.E. sobre o eSocial na XXIX CONTESC (Convenção da Contabilidade de Santa Catarina).

Eu, o Sr. José Alberto Maia (representa o M.T.E. no
Comitê Gestor) e o Sr. Eduardo Tanaka, da R.F.B. na CONTESC

Nesta palestra, o Sr. José Alberto Maia, apresentou apenas uma novidade, sobre o que já havia sido publicado antes: o ambiente de testes para as empresas em geral só abrirá em março/2016.

Está previsto na legislação vigente que o eSocial deverá entrar em vigor em setembro/2016 para as empresas com faturamento acima de 78 milhões em 2014. Para as demais empresas, só em janeiro/2017. Os arquivos relativos a Segurança e Medicina do Trabalho só serão exigidos 6 meses depois.
E o ambiente de testes, o que é? A possibilidade das empresas – estando com seus programas de gestão de pessoas e pagamentos, atualizados – enviar os dados exigidos pelo eSocial (Cadastros de Contribuinte, Tabelas, Cadastro de Trabalhadores, etc). A outra forma é acessar via web mesmo para fazer a digitação.
Este ambiente estava previsto para setembro/2015, depois outubro/2015, depois janeiro, fevereiro, agora março… bem, março é o limite de 6 meses antes – também previsto na legislação – para este ambiente funcionar.
E pelo jeito, não terá como fazer teste antes, nem mesmo fazer treinamento prático, sem ambiente de testes.
Bem, se a demora justificar o que vem por aí, tudo bem. O que não esperamos é que venha com falhas… vamos aguardar!
Abraços, fique com Deus e até breve!

Zenaide.

Deixe seu Comentário!

Comentários

6 Comentários


  1. Bom dia Zenaide.

    Essa mudança da liberação do ambiente de testes apenas a partir de março é oficial?

    Com essa prorrogação, o prazo para obrigatoriedade do envio também deveria ser prorrogado certo. Eu, como desenvolvedor de um sistema que enviará dados ao eSocial, considero que o prazo de 6 meses entre liberação do ambiente de testes e a cobrança obrigatório dos envios corretos, passíveis de multa, é muito, mas muito baixa.
    Esse sentimento não é só meu, vários desenvolvedores no fórum do SPEDBrasil estão muito preocupados com essa notícia.

    Obrigado!!!!

    Responder

  2. Como eu disse acima, foi anunciado na Convenção da Contabilidade de Santa Catarina pelo Sr. José Alberto Maia, representante do Ministério do Trabalho no Comitê Gestor. Não saiu publicado em lugar nenhum, só nós (mil pessoas) que estávamos lá ouvimos do Sr. José Alberto Maia. Vamos ver como fica. Tb acho 6 meses apertado! Abraços!

    Responder

  3. Zenaide, bom dia!

    Estamos em Março/2016.
    A Sra. por acaso possui informações atualizadas a respeito da questão do ambiente de testes para o e-Social?

    Muito obrigado pela atenção.

    Um abraço, Thales Warzee.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *