Ambiente de Testes do eSocial é prorrogado para MARÇO/2016

Atualizando o POST em 14/04/2017: O novo prazo para o ambiente de testes é JULHO/2017

Na semana passada, mais precisamente dia 15/10/2015, tive a oportunidade de mediar as palestras da R.F.B. e M.T.E. sobre o eSocial na XXIX CONTESC (Convenção da Contabilidade de Santa Catarina).

Eu, o Sr. José Alberto Maia (representa o M.T.E. no
Comitê Gestor) e o Sr. Eduardo Tanaka, da R.F.B. na CONTESC

Nesta palestra, o Sr. José Alberto Maia, apresentou apenas uma novidade, sobre o que já havia sido publicado antes: o ambiente de testes para as empresas em geral só abrirá em março/2016.

Está previsto na legislação vigente que o eSocial deverá entrar em vigor em setembro/2016 para as empresas com faturamento acima de 78 milhões em 2014. Para as demais empresas, só em janeiro/2017. Os arquivos relativos a Segurança e Medicina do Trabalho só serão exigidos 6 meses depois.
E o ambiente de testes, o que é? A possibilidade das empresas – estando com seus programas de gestão de pessoas e pagamentos, atualizados – enviar os dados exigidos pelo eSocial (Cadastros de Contribuinte, Tabelas, Cadastro de Trabalhadores, etc). A outra forma é acessar via web mesmo para fazer a digitação.
Este ambiente estava previsto para setembro/2015, depois outubro/2015, depois janeiro, fevereiro, agora março… bem, março é o limite de 6 meses antes – também previsto na legislação – para este ambiente funcionar.
E pelo jeito, não terá como fazer teste antes, nem mesmo fazer treinamento prático, sem ambiente de testes.
Bem, se a demora justificar o que vem por aí, tudo bem. O que não esperamos é que venha com falhas… vamos aguardar!
Abraços, fique com Deus e até breve!

Zenaide.

Deixe seu Comentário!

Comentários