eSocial e os Eventos de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) – 33 detalhes que você deve saber

eSocial e os Eventos de SST – 33 Detalhes que você deve saber

 

“Cada dia é uma nova vida, uma nova experiência.”

(Taniguchi)

 

Resumo: o artigo apresenta os detalhes sobre as informações de Saúde e Segurança no Trabalho no eSocial.

 

Fiquei empolgada e até me enganei, com os eventos de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) no eSocial em nosso novo treinamento “Formação de Especialista em eSocial“, cujas aulas estão sendo entregues agora a partir de agosto/2017.

Cometi um grande engano ao anunciar na apresentação do treinamento que o Módulo 8 – Relativo ao tema SST teria 15 (quinze) aulas. Na verdade, me desculpe, o Módulo 8 sobre SST terá 33 (trinta e três) aulas!

Assista ao vídeo de apresentação do Programa de Formação de Especialista em eSocial, onde eu comento sobre os Módulos do Treinamento e observe que eu falo em 15 aulas. Mas serão 33!

O tema – Saúde e Segurança no Trabalho – é tão importante que até o Sr. José Alberto Maia – representante do Ministério do Trabalho no Comitê Gestor do eSocial – já ressaltou isso em diversos eventos.

“A área de Saúde e Segurança do Trabalho é a área mais atingida pelo eSocial devido à falta de controles atuais.

As empresas precisam se adequar a ajustar os seus processos, sistemas e controles em relação a Medicina e Segurança do Trabalho”.

José Alberto Maia

Membro do Comitê Gestor do eSocial – Min. Trabalho

Nas minhas andanças em treinamentos e palestras pelo Brasil – e também em pesquisa com meus mais de 11 mil alunos em treinamentos online – observo que poucos estão sabendo exatamente o que deve ser feito para atender ao eSocial no que se refere à saúde e segurança no trabalho.

Os escritórios contábeis, por exemplo, em sua maioria, deixam esses controles por conta do empregador. Agora terá que atender aos clientes para envio de dados ao eSocial. Será que o profissional que trabalha no Departamento Pessoal do escritório contábil está sabendo exatamente o que fazer? Será que todos os clientes têm os laudos e exames necessários?

Nos órgãos públicos também é um problema: muitos desconhecem as exigências, já que temos as regras do RGPS que são pertinentes aos servidores não abrangidos por Regime Próprio de Previdência Social. E quem fiscaliza é a Receita Federal do Brasil (RFB).

Então, com base nas necessidades apontadas, incluí mais aulas do que o previsto inicialmente no Programa de Formação de Especialista em eSocial, que terá aproximadamente 200 (duzentas) aulas em vídeo… ufa!… mas para ser um Especialista em eSocial tem que estudar muito mesmo… e não existe este conteúdo em nenhuma graduação ou pós-graduação, posso afirmar!

Só este Módulo 8 sobre SST já vale um treinamento completo. Mas o treinamento tem previsão de ter 20 (vinte) módulos! E eu não pretendo gravar um treinamento em separado, até porque estou mergulhada de cabeça nesta Formação de Especialista em eSocial.

Leia a seguir quais as aulas sobre SST que compõe o Módulo 8:

 

Módulo 8 – SST – Saúde e Segurança no Trabalho

8.1 – Considerações Iniciais e eventos de SST no eSocial 

8.2 – Quadro de Informações de SST

8.3 – Informação do Grau de Risco e Rubricas de Pagamento

8.4 – Legislação vigente sobre SST no Ministério do Trabalho

8.5 – Legislação sobre SST na Previdência Social 

8.6 – PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

8.7 – LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho

8.8 – SST na Receita Federal do Brasil 

8.9 – Resumo das Principais NRs

8.10 – Controle de SST nos Escritórios Contábeis

8.11 – Controle de SST nos Órgãos Públicos

8.12 – Evento S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho

8.13 – Controle do Ambiente de Terceiros na Contratada

8.14 – Tabela 23 do eSocial – Fatores de Riscos Ambientais

8.15 – Exemplo de um LTCAT e Preenchimento da Tabela

8.16 – Análise do Leiaute do Evento S-1060

8.17 – S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador (ASO)

8.18 – Os tipos de ASO existentes e seus prazos

8.19 – É possível emendar Férias com afastamentos?

8.20 – Análise do leiaute do evento S-2220

8.21 – S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Fatores de Risco

8.22 – Análise do leiaute do evento S-2240

8.23 – S-2241 – Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial 

8.24 – Análise do leiaute do evento S-2241

8.25 – Legislação da CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho

8.26 – S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

8.27 – Tabelas a serem usadas no Evento S-2210 (CAT)

8.28 – Análise do Evento S-2210 S-2210 (CAT)

8.29 – S-2230 – Afastamento Temporário

8.30 – Tabela de Afastamentos Temporários

8.31 – Análise do Leiaute do Evento S-2230

8.32 – Resumo do Módulo. 

8.33 – Teste seus conhecimentos 

 

Fizemos uma pré-venda da Formação de Especialista em eSocial em julho e estamos entregando as aulas a partir deste mês.

Todos os alunos do curso online Como Implantar o eSocial ganharam o acesso a este novo treinamento pelo tempo que restar de seu acesso.

E todos os alunos que estão fazendo a inscrição na Formação de Especialista em eSocial estão ganhando acesso ao treinamento Como Implantar o eSocial, para já começar os estudos imediatamente.

Este Módulo 8 tem um conteúdo que não estava no treinamento anterior, então darei prioridade na entrega deste Módulo o mais breve possível, com aulas gravadas em vídeo.

Perguntas Frequentes sobre a Formação de Especialista em eSocial

E alguns estão fazendo algumas perguntas sobre o treinamento e vou aproveitar este artigo para responder:

 

1) É possível ser um Especialista em eSocial agora, que o eSocial ainda nem começou oficialmente?

Certamente que NÃO. Mas você terá todo o conteúdo para estudar e tornar-se um especialista, pois o treinamento é completo. Além disso, você terá acesso ao treinamento durante 12 meses – com direito a atualizações – e se quiser, poderá renovar seu acesso por um valor ínfimo em relação a tudo que o treinamento oferece. Então, afirmo, você terá todas as condições de tornar-se um Especialista em eSocial.

 

2) O curso já está com acesso liberado, fazendo a inscrição agora já é possível começar a estudar?

Sim! Além de já termos liberado várias aulas, você também terá acesso ao curso Como Implantar o eSocial – que tem mais de 150 aulas em vídeo. Ou seja, é fazer a inscrição e começar a estudar imediatamente.

 

3) Eu era aluno do curso Como Implantar o eSocial mas meu período de acesso terminou e eu não renovei. Terei direito a este novo treinamento?

Neste caso – já que seu treinamento expirou o prazo de um ano e você não renovou – terá que fazer uma nova inscrição, pois este é um outro e novo treinamento. Para saber mais detalhes e efetuar a sua inscrição, entre na página http://esocialonline.com. Os alunos que estão com acesso ao Curso Como Implantar o eSocial também terão acesso gratuitamente a este novo treinamento com a análise de todos os eventos do eSocial pelo período que restar de seu acesso.

 

4) Até quando poderei fazer a inscrição na Formação de Especialista em eSocial?

Não sabemos exatamente até quando vamos continuar recebendo inscrições, pois como eu dou o suporte (tira-dúvidas) de alunos em até 72 horas na nossa área de membros VIIP e isso me ocupa bastante tempo, é bem provável que tenhamos que encerrar as inscrições a qualquer momento, pois tenho um número de alunos que posso atender. Entre no link http://esocialonline.com e verifique se ainda estão abertas as inscrições. Caso não esteja, certamente haverá lá um formulário para você ser avisado sobre a abertura de nova turma.

 

5) Se o treinamento é online, por que fechar a turma?

Pelo motivo explicado no item anterior. Temos uma capacidade limitada de atender com qualidade o nosso suporte tira-dúvidas de alunos.

 

Qual a vantagem de fazer um curso online? Não seria melhor presencial?

Existem algumas vantagens dos treinamentos online em relação ao presencial, particularmente nos meus e nesta Formação de Especialista em eSocial:

  • Acesso por um ano, podendo estudar 24 horas por dia, no horário que você puder, pelo notebook, TV, tablet e celular. Quando você vai em um curso presencial nem sempre o instrutor consegue passar tudo que você deveria saber. E você ainda tem que de deslocar para o curso, gastar com passagens, almoço etc.
  • Acesso ao suporte tira-dúvidas direto com o professor. No caso dos meus treinamentos, esse suporte é por um ano, onde respondo às dúvidas em até 72 horas. Em curso presencial você não consegue este tipo de atendimento.
  • Valor mais acessível na maioria das vezes (e ainda pode parcelar em até 12 vezes). Eu dou treinamentos presenciais sobre eSocial (treinamentos de 3 dias) que custam até o dobro do valor do meu treinamento online.
  • Nos meus treinamentos online o aluno tem aulas curtas, focadas em um assunto específico. Assim, fica mais fácil tirar as dúvidas.
  • Garantia de atualização durante um ano. Eu mesma já saí de treinamento presencial e no dia seguinte a legislação mudou. E lá se foi o meu investimento. Nos meus treinamentos online mantemos os conteúdos atualizados, com revisão da apostila – que você pode fazer download para estudar – e das aulas em vídeo.
  • Nos cursos online é possível incluir Bônus, que são presentes que muitas vezes custam até mais caro que o próprio treinamento, ou que em um treinamento presencial não seria possível dar. Especificamente na Formação de Especialista em eSocial você terá acesso a vários Bônus, dentre eles o meu livro digital “eSocial – Guia Prático para Implantação nas Empresas e Escritórios Contábeis” e acesso ao Seminário Online “O que todo Empregador ou Gestor Público precisa saber sobre o eSocial”.
  • Há uma vantagem dos cursos presenciais em relação aos treinamentos online: geralmente tem coffee-break.

E se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através do e-mail contato@nith.com.br, pelo telefone (48) 3307-3021 ou pelo whatsapp (48) 99115-3303 e minha equipe terá imenso prazer em esclarecer tudo para você.

Espero que você tenha gostado da novidade de termos aumentado o número de aulas sobre Saúde e Segurança no Trabalho da Formação de Especialista em eSocial.

Então, só reforçando: não teremos um treinamento sobre sobre SST em nossa grade – como vários já perguntaram, mas o conteúdo que você precisa saber está completo na Formação de Especialista em eSocial.

E avisando também que não sabemos até quando as inscrições estarão abertas.

Agora você tem 3 opções:

  1. Não fazer absolutamente nada e ficar esperando a informação cair do céu e a sua carreira só depende de você mesmo, então, não agir já é uma opção.
  2. Pesquisar toda a legislação vigente sobre SST e ainda a do eSocial – só aí já tem mais de 500 páginas – e decifrar onde tudo isso vai entrar. Eu sou bastante autodidata e já li umas 50 vezes tudo isso aí.
  3. Aproveitar o conteúdo mastigado da Formação de Especialista em eSocial para estudar focado no que você precisa e ainda tirar dúvidas comigo por um ano, com direito a atualizações.

Todos podemos aprender através de livros, mas um treinamento aliado à legislação e aos livros é o que vai superar as suas dificuldades em entender o eSocial.

 

Você não estará sozinho nesta jornada, conte comigo!

Te vejo na área VIP de Membros!

 

Bom restinho de domingo!

Zenaide Carvalho

Não se pode colher nada antes que amadureça. A fruta colhida verde é azeda ou amarga e não faz bem à saúde.” (Taniguchi)

 

P.S.: Temos uma página aqui no Blog da Zê onde você poderá ter acesso a um treinamento gratuito, meus vídeos no canal do Youtube e diversas outras informações sobre o eSocial. Basta clicar aqui para abrir a página.

Deixe seu Comentário!

Comentários