Você sabe como gerar número de PIS online?

Você Sabia?
Que não existe mais o protocolo DCN para gerar o número do PIS?

 

 Agora a empresa gera o PIS online através de 3 (três) maneiras:

 

1 – PIS em Lote: (Para quem tem certificado digital):

Quando recebe o número do PIS? Em 24 horas.

 

O seu sistema de folha gera o arquivo.

Entra na Conectividade ICP, nas opções: “Caixa Postal”, “Nova Mensagem”, “Envio de Arquivo Cadastro NIS”, anexa o arquivo gerado e envia.

No outro dia ele irá chegar na sua caixa postal (ICP) em formato de “Retorno.TXT”, basta salvar ele.

Para visualizar o número do PIS no bloco de Notas (PIS em Lote):

 Abra o arquivo em Txt – Bloco de Notas

Vai em: “Formatar” – verifica se está selecionado a “quebra automática” (Se tiver tire a seleção, tem que estar sem nada selecionado nessa opção)

 Depois vai em “Exibir”

Selecionar a Barra de status (Se não estiver selecionado, clica para selecionar)

Depois repare que no rodapé fica marcando o número da linha e coluna.

Vai na coluna aproximadamente 20 e linha 266… Só clicando com o mouse p direita que embaixo vai mostrando o número

O número que aparecer da coluna 266 até 277 é o número do PIS. Verifica se esse número repete abaixo.

Na dúvida, basta ligar no 0800-726-0207 e confirmar o número gerado direto com a Caixa.

 

2 – PIS online FICUS: (Para quem tem certificado digital):

Quando recebe o número do PIS? Na hora

 

Entra na Conectividade ICP, nas opções: “Selecione – opção em laranja” clica em “Cadastro NIS”, vai aparecer uma tela de inclusão. Basta preencher com os dados do Empregado e no final clicar em “Confirmar Inclusão”.  O número do PIS irá aparecer na tela.

 

3 – PIS online FICUS: (Para quem NÃO tem certificado digital):

Quando recebe o número do PIS? Na hora

 

Esse item apesar de NÃO divulgado pela Caixa, é uma “gambiarra” que está funcionando, fazendo o PIS de um empregado com o Certificado Digital de outro empregador.

 

Entra na Conectividade ICP com qualquer certificado digital, nas opções: “Selecione – opção em laranja” clica em “Cadastro NIS”, vai aparecer uma tela de inclusão.

Truque: Observe que esse campo já trouxe automaticamente o CNPJ/CPF do certificado digital e está em “cinza” não permitindo a digitação.

Então clique no campo em “branco” onde está escrito CNPJ/CPF e altere para outra opção e depois retorna para o campo CNPJ (observe que ele irá permitir o lançamento manual do CNPJ o qual o Empregado tem vínculo e que não possui o certificado digital).

Basta preencher com os dados do Empregado e no final clicar em “Confirmar Inclusão”.  O número do PIS irá aparecer na tela.

 

4 – PIS online FICUS: (Para quem NÃO tem certificado digital):

Quando recebe o número do PIS? Na hora

 

Para quem não tem certificado digital, é necessário cadastrar a empresa na Caixa, seguindo os passos abaixo:

 

1- Entrar no site da CAIXA/Downloads / FICUS e baixar o formulário.

 Preencher: INCLUSÃO

 Campo 1: Dados da empresa que quer cadastrar

 Campo 2: Nesse campo você terá q colocar o número do PIS de alguém para ter acesso ao sistema. (No meu caso contabilidade eu coloquei o PIS do contador). E claro, os dados desse campo será do responsável pelo PIS cadastrado.  Mas pode ser o seu também. Porém será através desse número que irá acessar o sistema.

 Campo 3: SIPIS

 Campo 4: Deixa em branco

  Campo 5:

 

Assinatura do usuário externo:

Vai assinar a pessoa que teve os dados preenchidos no campo 2!

Assinatura Representante Legal/Preposto:

Vai assinar o representante legal ou preposto do usuário do campo 1.

 

2 – Documentação para levar à CAIXA:

✔ Formulário FICUS/E preenchido e assinado; duas vias (para você ficar com uma via, onde tem o número do protocolo)

✔ Cópia de Identidade e CPF do usuário que acessará o sistema (preenchido do campo 2)

✔ Documentos relativos à constituição da empresa e do representante legal; (Cópia Autenticada ou cópia simples + original do “Contrato Social ” e Cartão CNPJ (empresa a ser cadastrada e da empresa procuradora)

✔ Cópia de Procuração (com firma reconhecida), quando se tratar de cadastramento realizado pelo preposto.

Obs: Nem todas as agências da Caixa estão solicitando o “Convênio”! Caso precise, é só seguir as instruções deles.

 

3- Depois de dar Entrada:

Não precisa aguardar a Caixa te enviar a senha!!! Depois de uns 3 dias você mesmo pode cadastrar a senha seguindo os passos abaixo:

✔ Entra no site

Https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01

✔ Preencha o Número do PIS cadastrado lá no campo 2 do Ficus

✔ Coloca a senha do cartão cidadão! Caso não tenha, é só clicar em cadastrar senha e seguir as instruções…

✔ Para fazer o LOGIN do sistema, você entra nesse link acima, coloca o PIS cadastrado e a senha q acabara de cadastrar.

Prontinho! Você terá acesso ao sistema, e o site é autoexplicativo… não tem erro para cadastrar o PIS (Somente informando os dados do Empregado) e o número irá aparecer na tela.

Observações finais:

***Sempre que levar a documentação na Caixa, leve o FICUS em 2 vias. Pois se você ficar com uma “eles irão carimbar o número do Protocolo” e fica mais fácil para você acompanhar o andamento.

 

Comentário da Zê

Muitas vezes o empregado chega na empresa e não tem o comprovante do PIS/PASEP ou NIT (Número de Inscrição do Trabalhador, que é gerado pela Previdência Social, para quem fez a inscrição por lá).

Uma dica para saber já foi passada acima:

Ligar para a CEF no telefone 0800-726-0207 para confirmar!

A outra dica é verificar no site da Previdência Social, simulando um cadastramento no NIT, usando o link a seguir. Só um cuidado: se o empregado tem NIT também, vai aparecer primeiro o número do NIT e não o número do PIS. Fique atento!

Link do Site da Previdência:

https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/pfcnis/cadastrarFiliado/cadastro.xhtml

 

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*Retirado do livro “Você Sabia? – Dicas Práticas de Departamento Pessoal” – das autoras Jéssica Fávaro e Zenaide Carvalho.

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