Os 5 Pês do Palestrante ou Instrutor de Sucesso

Os 5 Pês do Instrutor ou Palestrante de Sucesso
 
Se você deseja obter sucesso e prosperidade compartilhando conteúdo, mas não sabe como  transformar a sua própria vida ou a vida de muitas pessoas com o seu conhecimento, este artigo é para você.
Não sei dar aulas e muito menos preparar meus materiais, embora conheça muito sobre determinado assunto. Será que consigo compartilhar meus conhecimentos?
Sim. Comece. Simplesmente comece e você verá que se você quer monetizar seu conhecimento, você pode aprender, quer você saiba ou não dar aulas.  Se já souber, vai melhorar. Se não souber, vai aprender.
Mas qual seria a sua a motivação para você ser um instrutor ou palestrante de sucesso? Vou citar apenas uma, de maneira bem rápida, que faz parte das minhas motivações: transmitir o meu conhecimento para um número cada vez maior de pessoas, para que seja útil no crescimento pessoal e profissional delas.

Oportunidades

Masaharu Taniguchi

As oportunidades parecem vir repentinamente de fora, mas, na realidade, somos nós quem as criamos e as fazemos acontecer. Existe um ditado antigo: Ocorrem situações auspiciosas na casa onde há virtudes acumuladas. Quem sempre dedica amor ao próximo e trabalha para dar alegria aos semelhantes terá naturalmente oportunidades que lhe trarão muita alegria.

Conheço excelentes profissionais que adorariam dar aulas, mas não têm completo domínio de toda a sistemática. Têm conteúdo útil para fazer diferença na vida das pessoas, mas não sabem como transmitir.
Mas e se você não sabe dar aulas, nunca ministrou um treinamento ainda assim, você acha que pode melhorar? Sim. Continue a leitura que vou mostrar como você pode ser um instrutor ou palestrante de sucesso.

Eu não tenho conteúdo, eu não sei nada. Ainda assim vou conseguir?
Talvez você não sabia, mas você tem conteúdo sim.  Todos temos. Quer seja um conhecimento profissional um hobby ou até algo que você nem saiba ainda, mas muitas pessoas ao seu redor já sabem.
Faça-se a seguinte pergunta e anote:

  • Sobre o que as pessoas me perguntam com mais frequência?
  • Sobre o que elas querem saber?

Relacionem pelo menos três assuntos sobre os quais as pessoas procuram você para saber mais.
Outra forma de saber se você pode dar treinamentos e fazendo uma busca pelo Google. Busque qualquer assunto que você goste. E você verá que haverá um curso sobre este assunto, quer seja online ou presencial.
Quer um exemplo? Outro dia estava procurando como obter bônus de desconto na internet e achei um curso que ensinava como obter desconto em sites na internet.
Quer outro exemplo? Uma pessoa que faz acompanhamento de pontos de cartão de crédito e milhas de viagem criou um curso sobre isso. E vende. E vende muito.
Mais um. Você já pensou em fazer curso de design de unhas? Tem na internet.
Em todos esses exemplos tivemos de um lado uma pessoa com um conhecimento sobre determinado assunto e do outro lado tivemos uma pessoa que criou um treinamento sobre o tema sobre o qual ele sabia alguma coisa que acreditou que poderia ser útil para alguém.
Se você pensar um pouco, mesmo não sendo palestrante ou instrutor ainda, você pode ser útil para alguém e fazer diferença na vida dessas pessoas.
E se você já é instrutor ou palestrante e quer melhorar sua performance e ter mais sucesso profissional e financeiro, sim, você pode.
Qual o seu caso? Todos são válidos.
Seja qual for a sua motivação, o mais importante é você estudar – e muito – para atingir seus objetivos. Mesmo que você já domine um assunto. Estude sempre, cada vez mais.
Na comunicação – o que fazemos nas palestras e treinamentos – é primordial que o conteúdo apresentado se fixe na memória dos participantes.
E a maior das pretensões? Que modifique a vida deles para melhor. Eu quero isso, e você? Aprendi que a prosperidade e o sucesso são obtidos quando fazemos diferença – para melhor – na vida das pessoas. No caso das palestras e treinamentos, fazer feliz um número cada vez maior de pessoas.
Somente ser um palestrante ou instrutor não basta. Se você está lendo este artigo é porque quer se diferenciar dos demais e ter sucesso, muito sucesso. Pessoal, profissional e financeiro.
 

Planeje sua carreira de instrutor como se estivesse planejando a criação de uma empresa.

 
Para que serve este artigo?
Talvez por já estar realizado profissionalmente e desejar transmitir seus conhecimentos para um grande número de pessoas. Ou por necessidade profissional de ter de ministrar treinamentos para os colaboradores de sua empresa. Ainda, pode ser um iniciante na área e ver no mercado de palestras e treinamentos uma oportunidade de crescimento. Ou mesmo ser um professor de ensino regular e desejar melhorar financeiramente.
Para ser um instrutor de sucesso, existem pelo menos cinco pontos de atenção que você deve observar. Foi como dividimos o artigo, usando os cinco “pês” para ser um instrutor ou palestrante de sucesso.
Descubra a seguir sobre o que você deve prestar atenção:
 
Primeiro “P”: Palestrante (ou Instrutor)
Sua postura, voz, entusiasmo, vícios de linguagem, seu humor. Saiba como portar-se perante seu público. Mesmo em cursos online é importante que sua presença seja marcante e adequada ao seu público-alvo. Falando sobre palestrantes, vamos dar dicas no decorrer do livro inclusive sobre sua presença online através de seu perfil nas redes sociais.
 
Segundo “P”: Palestra (seu Produto)
Como preparar suas apresentações, seus slides, como iniciar, como terminar, interatividade, a avaliação. Conheça tudo sobre o conteúdo das suas apresentações e a forma como será exibida. Aqui não só as palestras, mas os seus treinamentos online também. Há uma grande diferença em preparar material para treinamentos presenciais e online.
 Imagem do Treinamento de Formação de Instrutores.
Terceiro “P”: Participante
Quem é seu público-alvo ou também chamado de persona, target ou avatar? Tipos de participantes, como aprende e o que motiva um adulto. O que os participantes desejam: como identificar e como atender a essas necessidades e desejos. Importantíssimo é ter o objetivo de fazer diferença na vida dos participantes. Seu conteúdo deve ser relevante para que o participante utilize em sua vida pessoal ou profissional para evoluir. Somente com o foco no crescimento do participante de seus treinamentos e palestras é que você terá sucesso como instrutor ou palestrante.
 
Quarto “P”: Promoção
Como promover suas palestras e treinamentos, como usar a internet e as ferramentas de marketing digital para que você seja reconhecido como uma autoridade no assunto. Tudo que você precisa saber para que seus treinamentos e palestras sejam conhecidos e desejados pelo mercado no qual você se insere. Ao tratarmos da Promoção, falamos de técnicas e estratégias para estar presente nas redes sociais com Facebook, Instagram, Youtube e Blog e comentaremos sobre outras redes sociais.
 
Quinto “P”: Preço
Apresente valor e determine o preço. Como e quanto cobrar, como fazer parcerias. O que pode ser feito até mesmo para que você mesmo promova seu próprio evento e seja um empreendedor em treinamentos presenciais e online.
Em resumo, o que você precisa para tornar-se um palestrante ou instrutor de sucesso é dominar essas cinco áreas, aprender bastante sobre elas e ter a certeza que para um trabalho realmente eficaz, nada poderá ser desprezado. O seu sucesso depende destes pontos satisfeitos.
 
Resumo – Os Cinco Pês para um Palestrante de Sucesso
 

Professor-Palestrante/Instrutor O cuidado com sua apresentação pessoal
Palestra
(seu Produto)
Os cuidados técnicos com a preparação do conteúdo e ambientação.
Participantes O conhecimento do seu público-alvo.
Promoção A divulgação do seu trabalho.
Preço A forma de cobrar e quanto poderá cobrar inicialmente.

 
Sua palestra terá que satisfazer as três partes do contrato: você, seus participantes e seu contratante, caso você não queria trabalhar sozinho (o que é possível). O valor tem que ser percebido pelo seu participante ou contratante. Quer saber como fazer? Leia as outras dicas do livro e boa sorte!
Agora responda: Como você está nos 5 Pês? Algo que possa melhorar? Conte para nós!
E se desejar saber mais sobre como tornar-se um Instrutor de Sucesso, aprendendo todas as técnicas para dar treinamentos presenciais ou online, transformando seu conhecimento em prosperidade, CLIQUE AQUI e participe de nosso treinamento!
Abraços, sucesso e até breve!
 
Zenaide Carvalho
Sou Instrutora de Treinamentos há mais de 12 anos, ministrando palestras e treinamentos em todo o Brasil, e CEO da Nith Treinamentos desde 2005, onde temos mais de 16 mil alunos em cursos online.
Escrito em 11/12/2017, pode ser compartilhado, desde que citados autora e fonte: www.zenaide.com.br 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.