13 novembro, 2019

Auxiliar fiscal: carreira, salário e atribuições

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

Basta abrir o Google e buscar por vagas de emprego para auxiliar fiscal que já nos deparamos com centenas delas espalhadas pelo país.

As vagas são muitas! Mas e a demanda de candidatos? Ah, também é grande! Mas e se este funil fechar mais um pouco e desta demanda tivermos que tirar somente os profissionais que estejam bem preparados de fato, que conhecem a rotina de um auxiliar fiscal ou que tenham uma boa formação na área.

auxiliar fiscal.jpg1

Workshop esocial
Workshop eSocial

A possibilidade de recolocação passa a ser um pouco mais complicada, não é mesmo? Na verdade, nesta etapa, é preciso que você esteja entre esses tipos de profissionais para ocupar as vagas. 

Aliás, a função de auxiliar fiscal vem sendo considerada a porta de entrada para muitos profissionais, inclusive já graduados, que buscam iniciar a carreira profissional.

Conhecimento e aprimoramento

Os Departamentos Fiscal e Contábil das empresas estão sempre oferecendo oportunidades de emprego, principalmente, após a chegada do e-Social, que tornou as fiscalizações mais transparentes.

Portanto, a carreira de auxiliar fiscal está expandindo e garante bons empregos para quem se prepara para ocupar essas colocações. Afinal, não basta ter apenas experiência profissional.

auxiliar fiscal

É preciso que esse profissional se renove diante dos novos conhecimentos que surgem, busque atualizar-se e esteja preparado para se destacar num mercado de trabalho, que oferece vagas, mas que exige também uma boa preparação. 

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre as atribuições do auxiliar fiscal e a carreira promissora que a função promete.

Nos acompanhe nesta leitura e aproveite para esclarecer suas dúvidas!

O que faz um auxiliar fiscal?

Ele contribui para que a empresa cumpra de maneira correta com toda a legislação tributária. Para isso, esse profissional é o responsável pela revisão de documentos fiscais de compra de mercadorias e serviços contratados.

Cabe ao auxiliar fiscal verificar a idoneidade de todos estes documentos e identificar os impostos sujeitos à retenção.

auxiliar fiscal

Na função também é preciso fazer a conciliação bancária, ajudar apurar os impostos, organizar toda documentação por classificação contábil na hora de conciliar contas e preencher guias de recolhimento e solicitações junto ao Governo.

Está achando que para por aí? Não! O que mais faz um auxiliar de Departamento Fiscal? Vamos continuar…

A função deste profissional é lançar Notas Fiscais e Contábeis, escrituras fiscais, retenção de impostos, emitir Notas Fiscais relativas aos materiais e equipamentos da empresa, arquivar documentos fiscais, entre muitas outras funções.  

O auxiliar fiscal precisa dominar, estudar, analisar e compreender a legislação fiscal para conseguir orientar a empresa onde trabalha sempre da melhor maneira.

Portanto, além da graduação, o profissional que exerce a função de auxiliar fiscal precisa essencialmente possuir conhecimentos atualizados específicos da área fiscal, saber trabalhar em equipe, manter um bom relacionamento, ser organizado e ter iniciativa.

Embora a função de auxiliar fiscal seja respaldada pelos profissionais, como o assistente fiscal, a responsabilidade não é menor. Aliás, veja bem!

O auxiliar terá acesso facilitado nos departamentos fiscal e contábil das empresas justamente para poder se relacionar com ambos setores a fim de conduzir da melhor maneira os resultados que a empresa espera.

Salário de auxiliar fiscal

auxiliar fiscal

Atualmente, esse profissional tem salário médio de R$ 1.596,00 em empresas de pequeno e médio portes.

Já nas empresas de grande porte, o auxiliar fiscal pode chegar a ter salário de até R$ 3.063,00, conforme a experiência profissional adquirida.

Como já dissemos acima, o mercado de trabalho para quem quer atuar nesta área está em expansão! E você irá se deparar com muitas ofertas de emprego, até porque com a implantação do e-Social em muitas empresas a fiscalização já está mais eficaz e controlada.

Isto faz com que o mercado de trabalho siga promissor com excelentes perspectivas e aumente a demanda pela busca de profissionais que atuem no setor.

Esse movimento já está sendo percebido em vários tipos e segmentos de empresas. As empresas que atuam no ramo de Logística são as que pagam melhores salários para o auxiliar fiscal. Em seguida, aparecem as empresas que atuam no setor de Concessionária e Auto Peças.

O auxiliar fiscal é o primeiro cargo de um profissional dentro da carreira no Departamento Fiscal de uma empresa.

Após passar por esta área de trabalho e adquirir experiência, o auxiliar fiscal pode tentar alcançar um cargo acima, que é o de assistente fiscal e, a partir daí, buscar patamares mais altos na profissão.  

Curso de auxiliar fiscal

auxiliar fiscal.jpg 3

Para quem deseja se capacitar para exercer as várias funções na área fiscal, inclusive de auxiliar fiscal, é fundamental que se prepare por meio de cursos específicos.

Estudantes de Ciências Contábeis; iniciantes na área de escrita fiscal; quem trabalha com faturamento, almoxarifado ou compras; desenvolvedores de sistemas ou você que simplesmente busca novos conhecimentos, o  curso de Formação de Auxiliar Fiscal foi feito e desenvolvido especialmente para você! 

Quer saber mais?

CLIQUE AQUI!

Você pode entrar no mercado de trabalho antes mesmo do que você imagina! Viu como a carreira de auxiliar fiscal é uma boa porta de entrada para o mercado de trabalho?

Ou, até mesmo, para quem busca recolocação profissional? Basta ter preparação adequada, conhecimento atualizado, disciplina, foco e determinação, que boa parte da estratégia para conseguir a vaga de emprego já estará garantida!

Gostou desse artigo?

Continue nos acompanhando por aqui, pois sempre trazemos novidades sobre a área de Departamento Pessoal.

Até a próxima!

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *