3 janeiro, 2020

Como se preparar para uma entrevista de trabalho em inglês

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

Sabe aquele momento que você tanto esperava? Pois é, ele chegou! A vaga de emprego que você tanto quis está aberta, mas uma das fases da seleção dos candidatos é uma entrevista em inglês! E agora?

Deu aquele frio na barriga? Sentiu-se insegura? Então, respire fundo. Faça pensamento positivo e aprenda, nesse artigo, como se preparar para uma entrevista de trabalho em inglês.

entrevista de trabalho em inglês

Workshop esocial
Workshop eSocial

Claro que aqueles longos anos estudando inglês em escolas de idioma serão de grande valia, mas será que são suficientes? Afinal, conversar em inglês numa entrevista de emprego sugere outro conceito.

Será um recrutador quem estará conversando com você num outro idioma, fazendo perguntas pontuais e estratégicas. Ou seja, é uma conversa direcionada, que pode, sim, ser planejada e até treinada por você por meio de simulações de entrevistas.

Você pode simular uma entrevista de emprego em inglês para treinar suas respostas lembrando sempre de usar verbos nos três tempos: presente, passado e futuro. Pois isto irá de fato acontecer na entrevista oficial.  

Então, vamos lá! Pronto para entender cada uma das dicas que vão te dar?

auxiliar fiscal

Comece pesquisando sobre a empresa

Antes da entrevista de emprego, tenha o capricho de pesquisar sobre a empresa. Ao mesmo tempo em que esta orientação é um pouco ‘batida’ no mundo corporativo, ainda há muitos candidatos às vagas de emprego que não fazem isto.

Quando você busca por mais informações sobre a empresa onde você quer trabalhar, o ramo de atuação, quais as metas que a empresa quer atingir e entender melhor o perfil de quem trabalha na empresa, tudo fica mais claro.

Com isso, você pode simular em inglês perguntas e respostas que podem ser feitas a você pelo recrutador e treinar sua fluência e acertos verbais sempre visando responder de acordo com os valores e missão da empresa.

Afinal, a primeira impressão é de fato a que fica para o recrutador da vaga. Mesmo que ele esteja ali tentando ser imparcial, não adianta. O recrutador acaba sendo influenciado pela primeira impressão que terá do candidato à vaga.

Portanto, fique atento e não tema errar alguma pronúncia em inglês ou alguma palavra e seu tempo verbal. Se isso acontecer, reconheça e peça desculpas, claro, em inglês. E, em seguida, recomece o que estava dizendo.

Esteja ciente de que o erro não será tão ruim se você souber reconhecê-lo e corrigi-lo a tempo. Não finja que ele não aconteceu ou deixe de pedir desculpas. A entrevista em inglês estará avaliando, inclusive, essas situações.

entrevista de trabalho em inglês

Se você não fez um intercâmbio, não se apavore!

Hoje em dia é fácil nos depararmos com quem já tenha feito intercâmbio, pelo menos, uma vez. E isto traz uma experiência de vida incrível, além de somar – na prática – no aprendizado de outro idioma.

É fato que ter vivido durante um período em outro país é enriquecedor e desperta o interesse de muitas empresas, mas isto não é fator obrigatório numa entrevista de emprego em inglês.

É importante você levar em consideração que um bom intercâmbio é aquele no qual a pessoa realmente mantém contato com os estrangeiros e se comunica o tempo todo em inglês. Caso contrário, o intercâmbio foi em vão.

Ou seja, vale a honestidade. Se você ainda não teve a oportunidade de se fazer um intercâmbio, mas têm amigos ou conhece pessoas pela internet com as quais consegue conversar bastante em inglês, já é um ótimo aprendizado.

Apenas explique essa situação ao seu recrutador – claro, falando em inglês – e deixe claro que não ter feito um intercâmbio não impediu que você desenvolvesse habilidades para falar bem o idioma.

 Ao se preparar para uma entrevista de trabalho em inglês você precisa ter claro que o recrutador quer sentir honestidade nas suas respostas para depois avaliar a qualidade da sua fluência no idioma exigido pela empresa.

entrevista de trabalho em inglês

O importante é praticar a entrevista e simular muito!

Seja com amigos, familiares ou, até mesmo, sozinho, o que mais importa para você se preparar para uma entrevista de trabalho em inglês é praticar muito suas respostas e simular perguntas.

Pense em perguntas amplas, como, por exemplo, citar seus pontos fortes e fracos, falar um pouco sobre sua vida profissional ou contar sobre quem você é no ambiente mais pessoal, seu hobbys e estilo de vida…

Fique atento para praticar as perguntas e repostas em todos os tempos verbais: passado, presente e futuro. Mas, atenção, não decore as respostas! Isso não é uma boa estratégia.

Treinar e simular uma entrevista de trabalho em inglês serve apenas para deixar você mais tranquilo e relaxado e melhor preparado para uma conversa com o recrutador. É preciso que essa conversa seja o mais espontânea possível.

Uma dica importante é treinar e estudar muito seu vocabulário de negócios. Sim! Isto, certamente, poderá ser seu diferencial na entrevista de trabalho em inglês. Pratique!

Procure saber qual será a função que você irá desempenhar na empresa e tente falar sobre ela utilizando palavras em inglês mais técnicas. Inclusive, há escolas de idiomas que oferecem esse tipo de curso mais direcionado.

entrevista de trabalho em inglês

Cuidado com os vícios de linguagem

Reduza ao máximo os erros e a repetição de palavras. Sabe aquelas palavras que mais parecem muletas, como: you know, then, right, so… ao serem pronunciadas excessivamente causam a impressão que você não tem muito domínio do assunto.  

 Uma dica bem legal é você gravar algumas falas espontâneas e depois ouvi-las. Nesse momento da audição, tente perceber se você está tendo muitos vícios de linguagem ou se está cometendo muitos erros de gramática.

Aproveite e leia mais notícias em inglês. Mantenha-se bem informado, até porque, o recrutador poderá, sim, questionar sobre alguns fatos recentes que aconteceram no mundo a fim de testar o alcance do seu vocabulário inglês.

Ao ler notícias em inglês com mais frequência você também estará se preparando para sua entrevista de trabalho em inglês e aumentando suas chances de sair dela bem sucedido!

E aí? Está mais tranquilo ao saber sobre tantas opções para deixá-lo mais preparado para uma entrevista de trabalho em inglês? Então, comece já a se preparar, porque as vagas de emprego estão aí e você pode conquistar aquela que você tanto deseja!

Continue acompanhando nosso blog e veja que ele também oferece muitas outras dicas sobre profissão e carreira que podem ajudar muito quem quer alavancar sua profissão ou, simplesmente, começar a empreender do zero!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *