Instrutor ou Palestrante: Como transmitir autoconfiança em seus treinamentos?

Se você quer ser um Palestrantes ou Instrutor de Treinamentos e tem medo, fique atento às dicas a seguir.
Como já ministro palestras e treinamentos há mais de 12 anos, esta é uma das minhas contribuições para você, que deseja ter sucesso como Palestrante ou Instrutor de Treinamentos.
Esta dica não foi colocada por acaso aqui no Blog da Zê. Em suas apresentações públicas, é imprescindível que você tenha autoconfiança, que não vacile ao transmitir as informações.  Transmitir confiança significa também criar autoridade para seu público.
Seu público estará esperando que você passe segurança em seu discurso, que seja assertivo e saiba sobre o que está falando.
Evite gaguejar ou mesmo demonstrar que não está seguro em suas afirmações.
É essencial que essa autoconfiança seja transmitida desde o início de sua apresentação.
Treine bastante antes de suas apresentações.

“Você acreditaria em um médico que estivesse inseguro na hora de lhe prescrever um remédio? Um instrutor ou palestrante deve transmitir confiança e entusiasmo ao seu público.”

 
Outro ponto bastante importante é “ser confiante e evitar ser arrogante”.
Mesmo que você seja uma sumidade como especialista na área em que está palestrando, não seja arrogante, pois isso só irá intimidar os participantes.
Logo no início de sua palestra, você ou o mestre de cerimônias, deve apresentar – de maneira rápida e sucinta – seu currículo, falar sobre sua experiência profissional, sobre os estudos que desenvolveu para estar ali falando sobre aquele assunto, ou da experiência pessoal que viveu para levar às pessoas o conhecimento que você está passando.
Depois disso, transmita a confiança através de sua postura elegante, de seu sorriso e de sua humildade em estar ali para servir.
Para adquirir mais autoconfiança um dos pontos primordiais é conhecer bem o assunto sobre o qual vai falar.
E aí? Você tem estudado o assunto para o qual deseja ser um instrutor? Se você vai dar uma palestra – que dura aproximadamente 1h30, estude para fazer 10 horas. Se você vai dar um treinamento de um dia – 8 horas – estude para dar treinamento de 3 dias.
E sorria. Sorrir é um excelente sinal de sua segurança, não deixe de fazê-lo, mas evite o sarcasmo, claro.
E se você quer ter sucesso como Instrutor, tome a decisão agora de participar da minha Capacitação para Formação de Palestrantes e Instrutores, que ocorrerá em Florianópolis-SC, nos dias 18 e 19 de janeiro de 2018. Clique na imagem a seguir  – ou entre no site souinstrutor.com.br e veja como garantir uma das vagas. A turma está CONFIRMADA!

Espero você lá!
E se desejar maiores informações, mande uma mensagem pelo whatsapp: (48) 99115-3303.
Abraços e muito sucesso para você!
Zenaide Carvalho
Administradora, especialista em Psicologia do Marketing, ministro treinamentos há 12 anos.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.