eSocial – Desafio e/ou Oportunidade?

(prepare-se para o texto longo, sem imagens, cheio de links).
O LADO DESAFIO…
O eSocial está funcionando. E está funcionando grande, volumoso, complexo, com erros e uma comunicação deficiente por parte do Governo, que, em tempos modernos, poderia ter uma comunicação mais ágil e evitar o tanto de informações de bastidores antes dos anúncios oficiais.
Isto deixa os empregadores e profissionais INSEGUROS, com toda razão. Ponto. Esta é a minha OPINIÃO sobre o LADO DESAFIO do eSocial.
Um adendo: o governo publica tudo em seu portal oficial, desde que seja oficial, claro. Vai lá e baixe a documentação técnica e leia o FAQ (sim eu sei, é coisa pra caramba e eu sei porque eu já li mais de umas 50 vezes a mesma coisa): www.esocial.gov.br.
E ainda tem a Árvore do Conhecimento, um portal que o governo federal criou em parceria com a FENACON, onde há 48 vídeos sobre o eSocial: www.arvoredoconhecimento.org.br. Assista a todos, recomendo.
Uma verdade, um fato: O ESOCIAL É UMA OBRIGAÇÃO IMPOSTA PELO GOVERNO FEDERAL. E o Governo Federal tem condições legais para exigir. Tem um decreto – o 8.373/14. Ponto.
Particularmente, sim, eu recebo informações de BASTIDORES – tenho alguns amigos, mas o que publico é fruto de minhas OBSERVAÇÕES. Não costumo ficar alardeando isso ou aquilo não oficial para aparecer.
O que eu, Zenaide Carvalho – FAÇO em relação ao eSocial?
Eu estudei muito, mas muito mesmo, o eSocial. Entendi, entendi de novo e novamente. Publiquei livro depois disso. Dei treinamentos presenciais pelo Brasil afora, durante muitos anos. E hoje construí um treinamento ONLINE que é um dos mais completos disponíveis atualmente (senão o mais), com mais de 400 (quatrocentas) aulas…
Além disso, fundei grupos de estudos sobre eSocial, como este aqui, que é hoje o maior grupo de estudos de eSocial do Brasil, com mais de 21 mil participantes.
AJUDA PARA CUMPRIR O DESAFIO DO ESOCIAL
Eu prefiro dar ORIENTAÇÕES sobre como cumprir o DESAFIO. E, tenho este blog há 11 (onze) anos, onde disponibilizo artigos sobre a área trabalhista e previdenciária que já salvou muitos AMIGOS (REAIS) DO DP, com minhas orientações.
E faço meu trabalho de várias formas – uma delas é disponibilizando GRATUITAMENTE materiais, vídeos, fazendo workshops (o último beneficiou a mais de 50 mil pessoas) etc. Só no meu canal do YouTube tem mais de 100 (cem) vídeos sobre eSocial. Já assinou? Já assistiu aos meus vídeos? Vai lá, é só CLICAR AQUI.
A outra forma é através de treinamentos online – e algumas palestras presenciais – e do meu livro, onde muitos através somente do livro estão fazendo a implantação. Vai lá conhecer: www.livroesocial.com.br.
E sim, tenho materiais, e treinamentos pagos, como a Formação em eSocial, mas as inscrições estão fechadas no momento, pois dou um tratamento realmente diferenciado aos meus alunos.
Porém, abrimos um Grupo de Estudos com Assinantes e onde você pode ter não só a minha ajuda, mas de outros 5 (cinco) profissionais para te ajudar na Implantação do eSocial. Veja os detalhes no link www.esocialnapratica.com.br.
E eu tenho muito ORGULHO de ter uma empresa de treinamentos onde já passaram mais de 21 mil alunos – de treinamentos pagos ou gratuitos.
Mas a minha empresa, a Nith Treinamentos – Cursos Online dedica grande parte de seu esforço de trabalho – hoje somos em 20 (vinte) colaboradores – para disponibilizarmos MATERIAIS E CONTEÚDOS GRATUITOS para você, que está no DESAFIO de cumprir esta exigência legal, que é o eSocial.
E desde já deixo um agradecimento público aos meus alunos dos cursos PAGOS: Sem vocês, eu e minha equipe não teríamos recursos para fazer o que fazemos GRATUITAMENTE. Muito obrigada, de coração, por todos que se beneficiam destes conteúdos!
E aí eu pergunto pra você: quem REALMENTE está te ajudando para cumprir uma OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA NOVA? Só criticar não adianta. Como dizia uma personagem de novela: Não me importa se o pato é macho, eu quero é ovo!
Vamos lá, amigos, menos reclamação e mais AÇÃO. O próprio grupo gratuito de estudos no Facebook é para isso, não é um MURO DE RECLAMAÇÕES! É um grupo de ajuda para cumprir o DESAFIO.
COPO MEIO CHEIO OU COPO MEIO VAZIO?
Agora vamos ao lado OPORTUNIDADE…
Você já parou para ver o lado OPORTUNIDADE com o eSocial? Pois então, eu tenho VÁRIOS, MAS VÁRIOS alunos MESMO – alguns deles já deixaram depoimentos contando como transformaram o DESAFIO na OPORTUNIDADE da vida deles, como o Alex Taveira, a Odette Sanches, a Carla Martin, o Rodrigo Moraes, o Roberto Buda Neto, a Jary Barreto, – só para citar alguns – que estão vendo o eSocial como uma OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL.
Estão fazendo CONSULTORIA para Implantação, estão dando TREINAMENTOS e ajudando empresas e profissionais no entendimento e aplicação das regras do eSocial.
E tantos outros que tiveram AUMENTO SALARIAL porque estão implantando o eSocial, tiveram PROMOÇÃO, mudaram de emprego. E tenho até um caso relatado de uma aluna – a Edlaine, que por conta do FOCO NO ESOCIAL, conseguiu – além de aumento e promoção – fazer uma semana de HOME OFFICE todo mês. Esqueça a MIOPIA de alguns, veja lá longe, meu caro.
Que o eSocial vai trazer desafio? Vai sim, com certeza! Mas que ele vai trazer uma OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO nunca antes vista para os profissionais do DP, disso não tenho dúvida.
Mas oportunidade é assim: uns veem, outros não. Uns veem o copo meio cheio e outros veem o copo meio vazio.
E não há omelete sem quebrar ovos (estou cheia de citações hoje): se tem OPORTUNIDADE, requer também um esforço. Ou você ainda acredita que só RECLAMANDO seus eventos vão parar lá no SERPRO e você terá promoção e aumento salarial?
É isso aí. Desculpem o TEXTÃO, mas é bem para dar uma ACORDADA em meus REAIS AMIGOS DO DP. Pois eu realmente AMO e tenho muito RESPEITO por quem trabalha no DP.
A gente se vê no TOPO!
 
Abraços, fique com Deus!
Zenaide Carvalho
Texto originalmente publicado em 29/03/2018, no Grupo de Estudos de eSocial, no Facebook.
 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.