11 outubro, 2018

eSocial Nota Orientativa para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é publicada

Foi divulgada pelo Comitê Gestor do eSocial, na última terça-feira, 09 de outubro de 2018, a eSocial Nota Orientativa nº 2018.007 que instruiu o envio dos eventos para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), não optantes pelo Simples Nacional.

eSocial nota orientativa

A nota reforça a Resolução nº 5 de 02 de outubro de 2018 que altera os prazos do cronograma oficial do eSocial e estabelece que Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), não optantes pelo Simples Nacional, podem enviar os eventos de tabela e os eventos não periódicos junto com os eventos periódicos, até 10 de janeiro de 2019.

Orientações Importantes:

Para classificação no 3º grupo, o eSocial verificará a situação de opção pelo Simples Nacional em 01/07/2018. Empresas constituídas após essa data com opção pelo Simples Nacional também entrarão no 3º grupo.

especialista em esocial zenaide carvalho

No tocante a micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional, inclusive o Microempreendedor Individual (MEI), destaca-se que não devem enviar eventos via sistema eSocial antes dos novos prazos estabelecidos para esse grupo.

especialista em esocial zenaide carvalho

As informações que já foram enviadas permanecerão no ambiente do eSocial e poderão ser retificadas ou complementadas quando o sistema reabrir para essas empresas, em janeiro de 2019.

A Profª. Zenaide Carvalho realizou no dia 10 de outubro uma aula AO VIVO, explicando sobre essa nova mudança no Faseamento.

Assista à live na íntegra:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *