13 julho, 2019

Estágio: como se destacar no processo seletivo

Conseguir uma vaga de estágio que abra as portas na área profissional é o desejo de muitos jovens que procuram ingressar no mercado de trabalho. 

E se destacar no processo seletivo é um desafio, principalmente se a vaga desejada for numa empresa de médio ou grande porte, onde a concorrência é maior e o processo de seleção é mais exigente. 

E a dúvida da maioria dos jovens é: como conseguir a vaga de estágio se não tenho nenhuma experiência profissional? 

Professor SA

Não se preocupe, seu currículo será valorizado por outros requisitos e o que contará será seu conhecimento e qualidades. 

Professor SA

Se você está na busca da tão sonhada vaga de estágio confira as dicas abaixo de como se destacar num processo seletivo: 

1. Atenção ao elaborar o currículo 

O currículo é a chave para te conduzir ao processo seletivo, assim, muita atenção à ortografia, cuidados com os erros! 

Como é comum os candidatos à vaga de estágio não terem experiência profissional, inclua atividades extracurriculares que sejam relevantes para a vaga pretendida: como participação em palestras, workshops, cursos, intercâmbios, idiomas, trabalhos voluntários, entre outros. 

2. Se informe sobre a empresa e o mercado em que atua 

Saber sobre a empresa que você deseja trabalhar é um requisito importante, que demonstra seu interesse e comprometimento. 

Visite o site da empresa, pesquise informações na web sobre a empresa e o mercado em que atua. 

3. Esteja atento aos requisitos da vaga 

Antes de se candidatar à uma vaga confira se você se enquadra nos requisitos solicitados pela empresa.  

4. Prepare-se para falar sobre você 

Fale sobre as experiências extracurriculares e acadêmicas que contribuíram para seu crescimento. Esteja preparado também para falar sobre seus objetivos profissionais e o porquê deseja trabalhar nessa empresa. 

5. Seja pontual 

Chegar atrasado num processo seletivo poderá ser considerado como desorganização e falta de comprometimento. Procure se organizar para sair de casa com antecedência e caso ocorra algum imprevisto no trajeto que te impeça de chegar no horário comunique a empresa e reagende para outro dia se for possível. 

6. Cuidado com sua imagem e linguagem corporal 

O processo seletivo será o seu primeiro contato com os recrutadores da empresa, uma boa apresentação é fundamental para causar empatia. Atenção com a roupa que será utilizada, com o tom de voz e linguagem corporal, evite usar gírias ou ficar movimentando muito as mãos. 

7. Trabalhe em equipe 

Alguns processos seletivos possuem dinâmica de grupos, aproveite a oportunidade para demonstrar que você sabe trabalhar em equipe.

Caso não tenha dinâmica no processo, quando falar sobre suas experiências relate alguma situação de trabalho em grupo que você se destacou. 

Aproveite essas dicas para se preparar e conquistar a tão desejada vaga de estágio, seu primeiro passo para uma carreira de sucesso! 

 

 Continue acompanhando o blog para ficar atualizado e receber mais dicas! 

Um abraço,        

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.         

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br      

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *