19 junho, 2019

Fechamento do Ponto de 01 a 31 do mês

Muitas empresas que pagam o salário dos empregados no último dia do mês adotam a prática de fechar o ponto quebrado, geralmente do dia 25 ao dia 24 do próximo mês, assim têm tempo de fecharem a folha de pagamento com mais calma e atenção. 

Mas essa prática está amparada pela legislação trabalhista e previdenciária?

Professor SA

Legalmente não está correta, pois o INSS e FGTS são regimes de competência, assim devem ser apurados sobre as remunerações devidas dentro do mês. 

Professor SA

Dentro das “perguntas frequentes” disponível no Portal do eSocial a pergunta 04.65 esclarece que o controle de jornada do mês deve ser de 01 a 31. 

Artigo 459 da CLT estabelece que o pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade de trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. 

Esta situação de fechamento do ponto fora do período que determina a legislação suscita alguns pontos a serem observados: 

a) Não haverá um controle de jornada no eSocial, pelo menos no início: assim, o governo, em tese, não saberá se você está fechando o ponto de 25 a 24 ou até mesmo no mês anterior. Entretanto, dá pra ficar tranquilo com isso? Não, pois a qualquer momento o eSocial poderá exigir o controle de ponto, incluindo horas extras e comissões. 

b) Não deixe horas extras aparecerem na folha no mês em que o empregado está de férias: se isso acontecer, é fatal que você está fechando o ponto em períodos anteriores ao mês. Afinal, se o empregado está de férias, como poderia estar fazendo horas extras?

c) Feche o ponto duas ou 3 vezes por mês: eu sei que dá trabalho, mas se você fechar e já lançar as horas extras, faltas, comissões etc… do dia 01 a 10, depois do dia 11 a 20 e depois do dia 21 a 30, vai se acostumando e no dia de fechar a folha fica mais tranquilo. 

e) Para quem paga a folha antes do 5º dia útil do mês seguinte: se sua empresa paga os salários dentro do mesmo mês, pode continuar a fazê-lo. 

Então muito cuidado se você adota essa prática! 

Confira abaixo o vídeo da aula que aborda essas informações no Curso eSocial para Iniciantes:

 Se você está iniciando a implantação do eSocial e ainda não sabe por onde começar, inscreva-se agora no Curso eSocial para Iniciantesesse treinamento irá te mostrar de uma forma simples e objetiva como irá funcionar o eSocial 

O treinamento vai transformar você – que nunca estudou o eSocial – em um profissional qualificado para dar início à implantação do sistema com segurança total! 

 

A Professora Jéssica Fávaro  é Especialista em eSocial, atua na Área de Departamento Pessoal há mais de 10 anos, é Professora Parceira da Nith, Consultora, trabalha desenvolvendo conteúdos para solucionar dúvidas e simplificar a rotina dos profissionais da Área de DP e é coautora (parceria com a Professora Zenaide Carvalho) do livro Você Sabia? Dicas Práticas de Departamento Pessoal, que se tornou um dos livros mais vendidos sobre Departamento Pessoal no Brasil! 

Curta também nosso canal do YouTube, todo dia tem vídeo novo cheio de informações com a Professora Zenaide. 

 Um abraço,           

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.    

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br     

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *