O pagamento da dobra de férias é obrigatório?

EMPREGADO ESTAVA AFASTADO E ACUMULOU DUAS FÉRIAS – É OBRIGATÓRIO PAGAMENTO DA DOBRA?

Essa dúvida é uma daquelas que faz o pessoal do DP travar na hora das declarações. Então, leia este artigo com com atenção para não errar mais!

Um funcionário estava afastado e durante esse período gerou dobro de férias. E agora?

workshop zenaide carvalho

O pagamento da dobra é obrigatório?

workshop zenaide carvalho

Depende! Do quê? Do tipo de afastamento.

Se for um caso de acidente de trabalho ou auxílio doença que não há como prever o afastamento, o empregador não tinha como dar as férias nesse período.

Logo, se for concedido o aviso de férias na data do retorno, não pagaria a dobra (importante lembrar que um fiscal pode não concordar e autuar a empresa).

Agora, se o motivo do afastamento for por licença maternidade, o empregador é avisado com antecedência e sabe que a funcionária estará afastada por quatro meses no futuro próximo, podendo conceder as férias durante o período da gravidez.

Sendo assim, cabe o pagamento da dobra.

E se a empresa emendar a licença maternidade com as férias?

1. Item 7.4.3.3 na NR 7 não permite emenda das férias, pois a funcionária deve apresentar o ASO de retorno mostrando estar apta no primeiro dia de retorno do afastamento.

2. O pagamento das férias deve, obrigatoriamente, ser efetuado pelo menos dois dias antes do início do gozo. Não é aconselhável pagar durante o afastamento, pois a empresa não sabe se ela estará apta a retornar.

Sendo assim, a emenda não pode ocorrer conforme a legislação vigente.

Você quer ficar por dentro de todas as dicas e novidades do DP fique ligado nos artigos aqui do Blog da Zê e aproveite também para acompanhar os vídeos publicados diariamente no canal do YouTube.

Este artigo que você acabou de ler foi produzido pela nossa Analista de Treinamentos, Iris Caroline e  também está disponível lá no canal para você assistir.

E para aqueles que precisam entender o passo a passo da implantação do eSocial, estão abertas as inscrições para o maior evento gratuito e online de eSocial do país.

5º Workshop de eSocial, acontece de 03 a 09 de Dezembro e será ministrado pela Profª. Zenaide Carvalho.

Uma semana de conteúdo sobre eSocial “na veia”.

E para participar basta increver-se através da página: https://workshopesocial.com.br/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *