21 maio, 2019

O que fazer quando você não sabe o que fazer

Com a agenda do dia sempre cheia de compromissos, conseguir fazer tudo é, constantemente, um desafio. Mas como decidir o que fazer primeiro?

Veja, a seguir, três dicas para ajudá-lo a tomar melhores decisões e realizar as tarefas realmente importantes.

Pergunte a si mesmo: “Isso faz sentido para os negócios?”

Não é possível fazer tudo. Algumas coisas levam tempo e outras são prioritárias. É preciso escolher.

Quando as oportunidades batem, antes de você concordar em fazer qualquer coisa ou assumir uma nova tarefa, sempre pergunte a si mesmo: “Isso faz sentido para os negócios? Está alinhado aos meus objetivos?”. Se a resposta for positiva, organize sua agenda para executar o que for preciso. Se for negativa, deixe para trás. O tempo é valioso e, antes de optar por investi-lo em algo, você precisa garantir que aquela tarefa vai ajudar suas metas e a empresa. Caso contrário, é mais uma distração.

Professor SA

Uma vez me convidaram para falar para os funcionários de uma grande empresa. Meu primeiro impulso foi aceitar, mas, depois de pensar um pouco, percebi que a localização era de difícil acesso. Se eu concordasse, teria que ficar fora três dias para implementar três horas de treinamento. Além disso, o pagamento era menor do que o que eu estava acostumado a receber e o público não era exatamente quem eu gostaria de atingir, ou seja, o valor da mensagem passada não teria o impacto pretendido.

Professor SA

Quando avaliei a oportunidade de uma perspectiva comercial, ficou claro que ela não fazia sentido para os negócios. Embora eu não fosse a melhor pessoa para o trabalho, eu indiquei um colega que se encaixava, continuei focado no meu trabalho e dediquei meu tempo a um cliente mais relevante.

Identifique suas três maiores prioridades

Muitos de nós fazem listas de tarefas. O desafio é que, muitas vezes, elas são na verdade sequências com mais de dez tarefas para serem cumpridas. Isso é simplesmente demais. Em alguns momentos, nosso cérebro não consegue processar todas essas atividades, confunde-se e nos impede de agir. Precisamos reduzir a quantidade de coisas a fazer diariamente para algo mais gerenciável.

Eu descobri que ter “três grandes tarefas” é a resposta. Olhe para o seu dia e identifique as três principais coisas que devem ser feitas. Veja um exemplo de três coisas que estavam na minha lista de hoje:

• Ligar para três clientes;

• Ir ao banco fazer depósitos;

• Escrever meu próximo artigo.

Depois de identificá-las, verifique sua programação para o dia e defina um tempo para concluir cada uma delas.

Identificar suas três prioridades traz clareza e foco. Você se sente produtivo e como se tivesse um plano a seguir. Além disso, realizar as três atividades principais logo no começo do dia faz com que você tenha o resto do tempo para se concentrar em outras tarefas e operações mais rotineiras.

Você terá realizado suas tarefas mais importantes antes que possa perceber, em vez de olhar para uma lista de itens impossíveis de executar.

Tenha em mente que, se você fizer isso todos os dias, terá realizado 15 tarefas cruciais a cada semana. Esse é um tipo de produtividade inteligente.

O que sua melhor versão de você faria?

Todos sabemos o que precisamos fazer, então por que não fazemos? Às vezes, precisamos nos perceber melhor e aumentar nossa responsabilidade pessoal.

Olhe para si mesmo e seja honesto sobre quem você é quando está em sua melhor versão. Como se porta, conversa com os outros, se comporta e assimila o sucesso?

Quando precisar tomar decisões sobre o que fazer, pense em como você, na sua melhor forma, faria. Você já tem as respostas dentro de você, então comece a ouvir a si mesmo.

Fonte: Forbes Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *