eSocial: quem precisa enviar?

Ainda é fácil encontrar profissionais do Departamento Pessoal completamente perdidos quanto ao envio das informações do eSocial.

Mas afinal de contas quem precisa entregar o eSocial?

O eSocial é um grande banco de dados que vai gerar informações ao Governo Federal sobre as relações de emprego.

Os empregadores domésticos já estão obrigados desde 2015 a enviar essas informações e fazem isso através do http://portal.esocial.gov.br/.

Pessoas físicas precisam entregar o eSocial?

Somente se forem empregadoras. Então o empregado pessoa física, não tem nenhuma informação para gerar no novo sistema.

Quem tem a obrigação de enviar os dados trabalhistas é o empregador. Neste caso o empregador pessoa física, precisa sim enviar dados de seus empregados ao eSocial.

A regra é clara! Se há relação empregatícia de carteira assinada, é necessário enviar as informações do empregado ao eSocial. Esta regra vale inclusive para (MEI).

De maneira geral todas as entidades que estabelecem relação de trabalho, precisam enviar dados para o eSocial, primeiro fazendo o cadastro do trabalhador, depois mandando os dados necessários.

Dados como admissão, desligamento, folha de pagamento, férias, afastamentos entre outras informações trabalhistas.

Todas essas informações devem ser enviadas nos prazos previstos pelo Faseamento.

Para o empregador é extremamente importante saber com o escritório contábil ou com o departamento pessoal, se as informações  já estão sendo enviadas corretamente.

Quanto aos prazos do eSocial.

As grandes empresas já iniciaram os envios e as pequenas empresas estão começando aos poucos.

O eSocial é bastante complexo, volumoso e fiscalizador e é muito importante gerar os dados corretamente para evitar autuações, pois a fiscalização pode vir pelos próximos cinco anos e retroativo aos últimos cinco.

Para aqueles que ainda estão perdidos mas que estão preocupados em aprender a implantar corretamente e crescer na carreira é importante estudar.

Uma ótima notícia para estes profissionais é que já estão abertas as inscrições para o maior evento gratuito e online de eSocial do país.

O 5º Workshop de eSocial, é ministrado pela Profª. Zenaide Carvalho e acontece entre os dias 03 e 09 de Dezembro.

Para fazer parte é simples! Basta acessar https://workshopesocial.com.br/ cadastrar seu e-mail e se preparar para receber os conteúdos exclusivos preparados pela maior especialista em eSocial do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code