12 março, 2019

RAIS 2019: enviou informação errada?

O prazo para enviar a declaração da RAIS 2019 (ano-base 2018) já está vigente e termina em 05 de abril de 2019, faltam menos de 20 dias!

Na pressa de cumprir esta obrigação você enviou alguma informação errada? Sabe como proceder nesse caso?

Confira as orientações que constam no Portal da RAIS.

RETIFICAÇÃO DA RAIS ANO-BASE 2018

Detectando-se erro na declaração enviada, seja nos campos do estabelecimento ou nos campos do empregado, o estabelecimento deverá adotar os seguintes procedimentos para a retificação:

1 – DADOS DO ESTABELECIMENTO

Para a retificação dos dados do estabelecimento, exceto os campos CNPJ – CEI/CNO – CAEPF ou CEI Vinculado/CNO – clicar na opção “Retificação: dados do estabelecimento”, preencher corretamente o formulário com todos os dados solicitados e, em seguida, clicar na opção “Enviar”.

Para a retificação dos campos CNPJ – CEI/CNO – CAEPF – CEI Vinculado/CNO, o estabelecimento/entidade deverá:

  • gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS 2018, contendo todos os empregados e realizar a sua transmissão; e
  • realizar a exclusão da declaração incorreta (anteriormente enviada), utilizando a opção “Exclusão de Estabelecimento: ano-base 2018”, preenchendo todos os dados solicitados, inclusive, o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção “Enviar”.
2 – DADOS DO EMPREGADO

Para retificar erro no campo remuneração e demais campos, exceto PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento deve providenciar o envio de uma DECLARAÇÃO RETIFICADORA, utilizando o programa GDRAIS 2018, contendo somente o(s) empregado(s) que foi(ram) declarado(s) com erro.

Neste caso, não é necessário excluir a informação enviada anteriormente.

Para retificar os campos: PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento deverá:

  • gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS 2018, incluindo somente os empregados que foram corrigidos e realizar a sua transmissão; e
  • realizar a exclusão do(s) empregado(s) que foi(ram) corrigido(s), utilizando a opção “Exclusão de vínculos: ano-base 2008 a 2018”, preenchendo todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção “Enviar”.

Na declaração de retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. 

Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades.

Em se tratando de inclusão de estabelecimentos/empregados, omitidos anteriormente, a empresa deverá gerar uma nova declaração CBO, utilizando o programa GDRAIS 2018, informando apenas os estabelecimentos/empregados omitidos.

Neste casos, a gravação desta declaração deverá ser como nova, e não como retificadora.

Fonte: Portal RAIS

Você está correndo contra o tempo para enviar corretamente a RAIS 2019 e não deseja ter retrabalho ao precisar retificar alguma informação?

Então assista AMANHÃ, 13 de março de 2019, às 20hs (horário de Brasília), o Webinário Tira-Dúvidas Sobre a RAIS, que será totalmente  GRATUITO!

O Webinário será ministrado pelo Professor Parceiro da Nith Treinamentos Rodrigo Moraes,  que possui mais de 15 anos de experiência na área trabalhista e previdenciária, e ministra aulas há mais de 10 anos.

Aproveite esta oportunidade para esclarecer suas dúvidas e evitar retrabalho e autuações.

Inscreva-se já para garantir sua vaga!

Um abraço, 

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos. 

“Seja lá o que você fizer, seja bom nisso” (Abraham Lincoln)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code