9 agosto, 2019

Receita identifica R$ 1,2 bilhão em sonegação de empresas

A Receita Federal iniciou mais uma etapa das ações do Projeto Malha Fiscal da Pessoa Jurídica, novamente com foco na falta de recolhimento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

A Subsecretaria de Fiscalização enviou cartas às empresas avisando sobre divergências entre o montante de crédito tributário declarado em DCTF/DCOMP e as informações contidas em suas ECFs para o ano calendário 2015.

As inconsistências encontradas pelo Fisco podem ser consultadas em demonstrativo anexo à carta, e as orientações para autorregularização no próprio corpo da carta que foi enviada pela RFB para o endereço cadastral constante do sistema de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ.

Para confirmar a veracidade das cartas enviadas, a Receita Federal encaminhou mensagem para a caixa postal dos respectivos contribuintes, que podem ser acessadas por meio do e-CAC (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual). 

Nesta etapa, 12.171 contribuintes foram avisados por meio da referida carta, e aqueles que ainda não foram intimados, ao identificarem equívoco na prestação de informações à RFB, podem também promover a autorregularização, evitando, assim, procedimentos de fiscalização que poderão acarretar em multa de ofício de 75%, além do acréscimo de juros de mora.

Professor SA

Os indícios constatados no referido projeto surgiram a partir do cruzamento de informações eletrônicas, com o objetivo de verificar a consistência entre as informações fornecidas pela própria Escrituração Contábil Fiscal do contribuinte e o documento de constituição de crédito tributário DCTF/DCOMP.

Professor SA
O total de indícios de sonegação verificado nesta operação, para o ano-calendário de 2015, é de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

Fonte: RFB

A Receita Federal tem todas as informações!

A Receita Federal está de olho em todas as informações enviadas pela Escrituração Contábil Fiscal e nenhum erro passará despercebido!

O papel do auxiliar contábil deixou de ser apenas o simples lançamento de dados e o acompanhamento dos procedimentos contábeis, para se transformar na ATIVIDADE VITAL dentro da rotina dos escritórios e empresas, tornando seu suporte, uma FERRAMENTA IMPORTANTE.

A área contábil está entre as que têm crescido rapidamente nos últimos anos. Esse crescimento se deve tanto em virtude das inúmeras mudanças na legislação, ao aumento da fiscalização da Receita Federal, quanto como resultado de novos empreendimentos, como os de microempreendedores individuais e startups.

Exatamente por isso, a Formação de Auxiliar Contábil é a pedida certa para quem quer se qualificar, se destacar ou conseguir uma recolocação no mercado de trabalho!

Nesta formação você irá adquirir os conhecimentos práticos e teóricos para DOMINAR a rotina contábil de qualquer empresa ou escritório de contabilidade, de pequeno, médio ou grande porte.

Você poderá trabalhar como assistente contábil, auxiliando o Contador em Escritórios de Contabilidade, departamento de Contabilidade de empresas e outros estabelecimentos que tenha necessidade deste profissional.

Clique aqui e garanta sua vaga na Formação de Auxiliar Contábil!

Torne-se um Auxiliar Contábil de alta performance, amplie seu conhecimento e suas oportunidades no mercado de trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *