Como dar Mentoria Online?

Quer saber como dar mentoria online? O compartilhamento de conhecimento e experiência em alguma área pode ser um tipo de empreendimento de baixo custo, mas com ótimo retorno financeiro.

A mentoria é um serviço que pode ser prestado para milhares de pessoas, tanto de forma individual como também em grupo.

Na prática o que você oferece aos mentorados são algumas horas do seu tempo para ensinar e treinar as pessoas a alcançarem determinado objetivo.

Mas, para que esse serviço seja realizado com eficiência é importante que você se organize primeiramente. Nesse artigo você vai aprender como dar mentoria online.

O que é mentoria online?

A mentoria online é na verdade uma técnica de desenvolvimento de pessoas, ela é realizada por um mentor experiente em determinada área com objetivo de ajudar a pessoa que está sendo mentorada a melhorar os seus resultados tanto na vida pessoal como também na profissional.

Todo o processo é realizado online e, por isso a mentoria pode ser uma opção para você ganhar dinheiro compartilhando a sua experiência e conhecimento com outras pessoas.

O que o cliente espera com uma mentoria online?

Quando se fala de mentoria online ou presencial existe uma crença de que o mentor deve ser um tipo de “guru”, que sabe a respostas para todas as perguntas, mas isso não é verdade.

Você deve esquecer a ideia de que para ser um mentor é preciso ter anos de experiência em uma área, se você tiver, é ponto favorável, mas não é o principal.

Isso porque, o cliente espera que o mentor consiga ajudá-lo a alcançar algum objetivo que ele não conseguiu sozinho.

Isso é possível mesmo sem ser um influenciador digital ou uma autoridade no assunto. Basta apenas ajudar os seus mentorados a evoluir cada vez mais.

O que fazer para começar a dar mentoria online?

Trabalhar com mentoria online não é uma atividade difícil, mas ela exige muito profissionalismo e dedicação. 

Além disso, você precisa sempre estar por dento das demandas do mercado para oferecer o melhor serviço aos clientes.

Agora que você sabe disso, observe o que é necessário fazer para tirar o seu plano do papel.

1. Defina o seu público-alvo

Antes de qualquer coisa você precisa primeiramente definir o seu público-alvo. É necessário saber qual o resultado que as pessoas vão esperar ao contratar o seu serviço.

E, por isso, você deve definir o seu público-alvo levando em consideração algumas características:

  • Desejos,
  • Dores,
  • Hábitos de consumo,
  • E outras informações.

Ao definir tudo isso fica mais fácil criar estratégias para atender o seu público e aplicar a mentoria.

2. Crie a sua autoridade

Antes de começar a vender o seu serviço, é necessário primeiramente criar uma boa presença digital.

Ou seja, você precisa ser conhecido pelo seu público, assim como também deve ser considerado uma autoridade na sua área de atuação.

Para construir a sua autoridade você deve investir em conteúdos relevantes para o seu público e distribuí-lo nas redes sociais e blogs.

Além disso, é necessário oferecer iscas digitais como e-books e outros tipos para ganhar a atenção das pessoas.

3. Faça o planejamento para sua mentoria

Após definir as etapas anteriores, o que você deve fazer agora é planejar a sua mentoria. Para isso, é necessário pensar se o seu serviço será oferecido de forma individual ou em grupo.

A partir disso, fica mais fácil definir as outras etapas do processo de mentoria.

Você também precisa determinar os materiais que serão oferecidos aos seus mentorados como, por exemplo, e-books, templates, planilhas e outros.

Além disso, defina uma estrutura para atendimento aos clientes como, por exemplo, frequência de encontros ao vivo e também os canais que serão utilizados como, por exemplo, o Zoom, WhatsApp e outros.

4. Escolha uma plataforma

Por fim, você deve escolher uma plataforma para ministrar os seus encontros com os mentorados.

É importante que ela ofereça uma estrutura completa para que você possa tanto vender o seu serviço como também atender o seu cliente de forma eficiente.

  • Durante a escolha da plataforma você deve considerar alguns recursos:
  • Área de membros,
  • Sistema de pagamento e checkout,
  • Apoio no envio e-mails e na construção de páginas de vendas,
  • Suporte personalizado.

Quanto cobrar por uma mentoria online?

Geralmente, os mentores costumam oferecer pacotes de reuniões aos seus clientes, mas o valor pelo serviço pode variar de acordo com alguns fatores como, por exemplo, a experiência do mento e o objetivo que a pessoa mentorada deseja alcançar.

Mas, em média, os valores por cada sessão da mentoria pode variar de R$ 100,00 a R$ 500,00.

No entanto, quando o mentor possui vasta experiência e autoridade no assunto pode cobrar até R$ 10 mil reais por sessão.

O que abordar na mentoria online?

A mentoria é um programa que pode abordar diversos temas dependendo do que o público-alvo deseja.  Os assuntos que podem abordados em cada sessão podem ser, por exemplo:

  • Treinamento de comunicação,
  • Planejamento de carreira,
  • Solução de crises,
  • Aprimoramento de relacionamento pessoal
  • E outros assuntos.

Todos os assuntos devem ser bem alinhados desde a primeira sessão da mentoria.

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Conclusão

Ao dar mentoria online você além de contribuir para desenvolvimento de milhares de pessoas ainda está também usando o seu conhecimento para empreender.

Podendo assim ganhar dinheiro trabalhando com um assunto que você tanto entende como também ama.

Sobre o Autor

Zenaide Carvalho
Zenaide Carvalho

Mentora de Contadores e Empreendedores, Professora de Marketing Contábil no MBA de Empreendedorismo, Contadora e Administradora, Empreendedora Digital 7 Dígitos, autora de 12 livros, com mais de 320 mil seguidores nas redes sociais que criou.

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